sexta-feira, 3 de agosto de 2012
CURSO: Tecnologias na educação – ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação
UNIDADE 3: Currículo, Projetos e Tecnologias
ATIVIDADE 3.3: Projetos de trabalho em sala de aula
TUTOR: Diran Lopes de Araújo
CURSISTAS:
• Lenilda Ramalho de Figueiredo
• Maria do Rosário Mafra Ferraz Nunes
• Mércia Raquel Santos de Brito
• Roseane Lopes de Araújo
UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes
PÚBLICO ALVO: Alunos do 9º ano A
TURNO: Vespertino
DATA: 25 de junho a 11 de julho de 2012
TEMA: Tecnologia digital integrada ao currículo escolar
ESTRUTURA CURRICULAR:
• Nível de Ensino: Ensino Fundamental
• Componente Curricular: Em todas as áreas do conhecimento
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Implementar o uso das tecnologias digitais disponíveis na escola numa perspectiva de inserção nos componentes curriculares e na prática pedagógica, tornando-as dinâmicas e inovadoras para a produção do conhecimento em um ambiente para a aprendizagem colaborativa.
Objetivos Específicos:
• Inserir as tecnologias digitais no contexto da sala de aula;
• Conhecer e manipular os recursos tecnológicos disponíveis na escola;
• Acessar sites de busca;
• Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa e publicação, de forma responsável e prazerosa;
• Estimular a participação dos alunos na produção coletiva de textos, apresentação de slides e compartilhamento de informações;
• Compreender a dinâmica de elaboração e apresentação de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas;
• Proporcionar um ambiente para interação entre educadores e educandos.
CONTEÚDOS:
• Domínio Público
• TV Escola
• Programas Educacionais
• Ferramentas de Produtividade
• Utilitários
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 20h
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
• Utilização dos computadores e internet nas pesquisas e postagens nas redes sociais;
• Acesso às redes sociais (MSN, facebook, e-mail, blog, twitter).
• Manuseio cotidianamente das mídias digitais.
ESTRATÉGIAS:
• Aulas expositivas e práticas com apresentação do Sistema Linux Educacional;
• Pesquisas nos sites de busca (Wikipédia, Google, terra, UOL, etc) intensificando informações para aquisição de conhecimentos;
• Leitura de textos com sons, imagens e animações;
• Elaboração de slides com apresentação das pesquisas.
Contextualizando
Vídeo: Estudantes da era digital
RECURSOS:
• Computador
• Internet
• Camêra digital
• Textos online
• Vídeos
AVALIAÇÃO:
• A avaliação do aluno será feita levando-se em consideração determinados critérios:
• Participação e interesse do aluno;
• Observação dos alunos quanto ao domínio do conhecimento adquirido durante a realização das atividades propostas;
• Avaliar a produção das atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIAS:
T685t Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC: guia do cursista / Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. – 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010. 120 p.: il.grafs. tabs. ISBN 978-85-296-0106-9. 1. Proinfo.2. Tecnologia educacional. 3. Educação à distância. I. Prado, Maria Elisabette Brisola Brito. II. Almeida Maria Elizabeth Biancocini de. III. Título. CDU: 371.68.
Ramos, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2.ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292 p.; Il. ISBN 978-85-296-0104-5. 1. Educação à distância. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. I. Arriada, Monica Carapeços. II. Fiorentini, Leda Maria Rangeano. III. Título. CDU: 37.018.43.
Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Vídeo: Os estudantes da era digital. Disponível no http://www.youtube.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário