sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CURSO: Tecnologias na educação – ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação UNIDADE 3: Currículo, Projetos e Tecnologias ATIVIDADE 3.3: Projetos de trabalho em sala de aula TUTOR: Diran Lopes de Araújo CURSISTAS: • Lenilda Ramalho de Figueiredo • Maria do Rosário Mafra Ferraz Nunes • Mércia Raquel Santos de Brito • Roseane Lopes de Araújo UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes PÚBLICO ALVO: Alunos do 9º ano A TURNO: Vespertino DATA: 25 de junho a 11 de julho de 2012 TEMA: Tecnologia digital integrada ao currículo escolar ESTRUTURA CURRICULAR: • Nível de Ensino: Ensino Fundamental • Componente Curricular: Em todas as áreas do conhecimento OBJETIVOS: Objetivo Geral: Implementar o uso das tecnologias digitais disponíveis na escola numa perspectiva de inserção nos componentes curriculares e na prática pedagógica, tornando-as dinâmicas e inovadoras para a produção do conhecimento em um ambiente para a aprendizagem colaborativa. Objetivos Específicos: • Inserir as tecnologias digitais no contexto da sala de aula; • Conhecer e manipular os recursos tecnológicos disponíveis na escola; • Acessar sites de busca; • Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa e publicação, de forma responsável e prazerosa; • Estimular a participação dos alunos na produção coletiva de textos, apresentação de slides e compartilhamento de informações; • Compreender a dinâmica de elaboração e apresentação de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas; • Proporcionar um ambiente para interação entre educadores e educandos. CONTEÚDOS: • Domínio Público • TV Escola • Programas Educacionais • Ferramentas de Produtividade • Utilitários DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 20h CONHECIMENTOS PRÉVIOS: • Utilização dos computadores e internet nas pesquisas e postagens nas redes sociais; • Acesso às redes sociais (MSN, facebook, e-mail, blog, twitter). • Manuseio cotidianamente das mídias digitais. ESTRATÉGIAS: • Aulas expositivas e práticas com apresentação do Sistema Linux Educacional; • Pesquisas nos sites de busca (Wikipédia, Google, terra, UOL, etc) intensificando informações para aquisição de conhecimentos; • Leitura de textos com sons, imagens e animações; • Elaboração de slides com apresentação das pesquisas. Contextualizando Vídeo: Estudantes da era digital RECURSOS: • Computador • Internet • Camêra digital • Textos online • Vídeos AVALIAÇÃO: • A avaliação do aluno será feita levando-se em consideração determinados critérios: • Participação e interesse do aluno; • Observação dos alunos quanto ao domínio do conhecimento adquirido durante a realização das atividades propostas; • Avaliar a produção das atividades desenvolvidas. REFERÊNCIAS: T685t Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC: guia do cursista / Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. – 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010. 120 p.: il.grafs. tabs. ISBN 978-85-296-0106-9. 1. Proinfo.2. Tecnologia educacional. 3. Educação à distância. I. Prado, Maria Elisabette Brisola Brito. II. Almeida Maria Elizabeth Biancocini de. III. Título. CDU: 371.68. Ramos, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2.ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292 p.; Il. ISBN 978-85-296-0104-5. 1. Educação à distância. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. I. Arriada, Monica Carapeços. II. Fiorentini, Leda Maria Rangeano. III. Título. CDU: 37.018.43. Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ Vídeo: Os estudantes da era digital. Disponível no http://www.youtube.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário