tag:blogger.com,1999:blog-76774738992998861002024-03-12T19:08:45.935-07:00Proinfo Roseane - 2011Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-60349159506922562032012-08-06T06:21:00.002-07:002012-08-06T06:21:20.003-07:00ATIVIDADE 3.5
1. Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
R.: Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido, não estão incluídos no currículo formal, no entanto, existe discussões sobre a instalação dos conteúdos trabalhados em projetos didático pedagógico na Projeto Político Pedagógico da escola, pois entendemos que a integração de tecnologias de formação e comunicação permite, com efeito, interligar essas duas vertentes, projetos e currículos em novas práticas pedagógicas.
2. Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
R.: Um dos conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal, refere-se às aulas expositivas e práticas com o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
3. Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
R.: Sim, em outras áreas do conhecimento.
4. O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?
R.: Ainda não, no entanto, uma vez que os estudantes passam a conhecer os recursos tecnológicos disponíveis na escola, bem como sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, a escola terá que rever a proposta curricular inserida no Projeto Político Pedagógico e integrar o uso das TIC no currículo.
5. Então o que é currículo?
R. São inúmeras e variadas as definições sobre currículo. Uma delas refere-se ao plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, componentes curriculares a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover, dessa forma podemos inserir o computador como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimento de forma ativa, interagindo com este instrumento. Pois a tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem, para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos de conhecimento e transformação.
Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-76199189962806606512012-08-06T06:16:00.002-07:002012-08-06T06:16:50.685-07:00Atividade 2.8 – Registro Digital da Experiência
Partindo da necessidade da preservação do meio ambiente e das ações antrópicas cujas consequências têm provocado à degradação ambiental, elaboramos o Projeto Preservando o Meio Ambiente voltado para a sensibilização da comunidade escolar com ações que promovam mudanças de atitude, garantindo o bem estar de todos e das futuras gerações.
O Projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes em Delmiro Gouveia – Al com os alunos do Ensino Médio no turno vespertino. Para registrar e divulgar as atividades realizadas durante a execução Projeto Minha Escola, Minha Cara os alunos criaram o blog http://preservandomeioambiente1.blogspot.com.
A princípio, os alunos compreenderam a proposta do trabalho, ficaram motivados para a realização das atividades sugeridas, dinamização e manutenção do blog e demonstraram desenvoltura ao manusear os equipamentos do laboratório de informática, os quais se encontram em perfeita condições de uso.Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-37587038320019371312012-08-03T08:25:00.002-07:002012-08-03T08:25:28.922-07:00Atividade 3.4 – Relato de projetos de trabalho
RELATO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA
UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes
CIDADE: Delmiro Gouveia – Al
PÚBLICO ALVO: Alunos do 9º A
TURNO: Vespertino
DATA: 25 de junho a 11 de julho de 2012
PROJETO: Tecnologia digital integrada ao currículo escolar
Com o advento das tecnologias no cotidiano escolar, desenvolvemos o Projeto Tecnologias digitais integrada ao currículo escolar com o propósito de tornar as aulas mais dinâmicas e inovadoras, inserindo as mídias digitais como ferramentas tecnológicas que contribuem para a qualidade da educação e a inclusão social de crianças e jovens.
Todo projeto foi desenvolvido no período compreendido entre duas semanas totalizando 20 horas, obedecendo a etapas e objetivos definidos que visam promover o conhecimento e a implementação das TIC integrando-as ao currículo e transformando a prática pedagógica.
Abaixo, citamos todo processo e organização do projeto:
• Definição do tema e escolha do público alvo;
• Divulgação do projeto na escola e a importância das TIC como estratégias transformadoras da prática pedagógica;
• Uso do laboratório de informática;
• Pesquisas em sites de busca;
• Exibição de vídeos com temas correlatos;
• Elaboração de slides;
• Socialização das atividades desenvolvidas.
CURSISTAS:
• Lenilda Ramalho de Figueiredo
• Maria do Rosário Mafra Ferraz Nunes
• Mércia Raquel Santos de Brito
• Roseane Lopes de AraújoRoseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-55809895555612397382012-08-03T08:24:00.002-07:002012-08-03T08:24:40.109-07:00CURSO: Tecnologias na educação – ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação
UNIDADE 3: Currículo, Projetos e Tecnologias
ATIVIDADE 3.3: Projetos de trabalho em sala de aula
TUTOR: Diran Lopes de Araújo
CURSISTAS:
• Lenilda Ramalho de Figueiredo
• Maria do Rosário Mafra Ferraz Nunes
• Mércia Raquel Santos de Brito
• Roseane Lopes de Araújo
UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes
PÚBLICO ALVO: Alunos do 9º ano A
TURNO: Vespertino
DATA: 25 de junho a 11 de julho de 2012
TEMA: Tecnologia digital integrada ao currículo escolar
ESTRUTURA CURRICULAR:
• Nível de Ensino: Ensino Fundamental
• Componente Curricular: Em todas as áreas do conhecimento
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Implementar o uso das tecnologias digitais disponíveis na escola numa perspectiva de inserção nos componentes curriculares e na prática pedagógica, tornando-as dinâmicas e inovadoras para a produção do conhecimento em um ambiente para a aprendizagem colaborativa.
Objetivos Específicos:
• Inserir as tecnologias digitais no contexto da sala de aula;
• Conhecer e manipular os recursos tecnológicos disponíveis na escola;
• Acessar sites de busca;
• Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa e publicação, de forma responsável e prazerosa;
• Estimular a participação dos alunos na produção coletiva de textos, apresentação de slides e compartilhamento de informações;
• Compreender a dinâmica de elaboração e apresentação de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas;
• Proporcionar um ambiente para interação entre educadores e educandos.
CONTEÚDOS:
• Domínio Público
• TV Escola
• Programas Educacionais
• Ferramentas de Produtividade
• Utilitários
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 20h
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
• Utilização dos computadores e internet nas pesquisas e postagens nas redes sociais;
• Acesso às redes sociais (MSN, facebook, e-mail, blog, twitter).
• Manuseio cotidianamente das mídias digitais.
ESTRATÉGIAS:
• Aulas expositivas e práticas com apresentação do Sistema Linux Educacional;
• Pesquisas nos sites de busca (Wikipédia, Google, terra, UOL, etc) intensificando informações para aquisição de conhecimentos;
• Leitura de textos com sons, imagens e animações;
• Elaboração de slides com apresentação das pesquisas.
Contextualizando
Vídeo: Estudantes da era digital
RECURSOS:
• Computador
• Internet
• Camêra digital
• Textos online
• Vídeos
AVALIAÇÃO:
• A avaliação do aluno será feita levando-se em consideração determinados critérios:
• Participação e interesse do aluno;
• Observação dos alunos quanto ao domínio do conhecimento adquirido durante a realização das atividades propostas;
• Avaliar a produção das atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIAS:
T685t Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC: guia do cursista / Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. – 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010. 120 p.: il.grafs. tabs. ISBN 978-85-296-0106-9. 1. Proinfo.2. Tecnologia educacional. 3. Educação à distância. I. Prado, Maria Elisabette Brisola Brito. II. Almeida Maria Elizabeth Biancocini de. III. Título. CDU: 371.68.
Ramos, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2.ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292 p.; Il. ISBN 978-85-296-0104-5. 1. Educação à distância. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. I. Arriada, Monica Carapeços. II. Fiorentini, Leda Maria Rangeano. III. Título. CDU: 37.018.43.
Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Vídeo: Os estudantes da era digital. Disponível no http://www.youtube.com/Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-54709793655928520242012-07-26T07:12:00.001-07:002012-07-26T07:16:36.650-07:00<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/13681294" width="427" height="356" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="http://www.slideshare.net/raquemaravilha/ativ2-9-merciaraquellenildaroseanelopesmariadorosario" title="Ativ2 9 merciaraquel-lenilda_roseanelopes_mariadorosario" target="_blank">Ativ2 9 merciaraquel-lenilda_roseanelopes_mariadorosario</a> </strong> from <strong><a href="http://www.slideshare.net/raquemaravilha" target="_blank">Mércia Raquel Brito Barbosa</a></strong> </div>Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-34916412988806879522012-07-16T12:58:00.000-07:002012-07-16T12:59:20.499-07:00Atividade 2.11 – Expressões Regionais do Sertão Alagoano (Delmiro Gouveia)<title></title>
<style type="text/css">
<!--
@page { margin: 2cm }
P { margin-bottom: 0.21cm }
A:link { so-language: zxx }
-->
</style>
<br />
<div class="western" style="margin-bottom: 0cm;">
<br /></div>
<div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm; text-indent: -0.17cm;">
<span style="font-family: Symbol;"><span style="font-size: x-small;"><span lang="pt-PT">·</span></span></span><a href="http://pt.wiktionary.org/wiki/oxente"><span style="color: blue;"><span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><b>oxente</b></span></span></span></span></a></div>
<div align="justify" class="western" lang="pt-PT" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm;">
<span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;">Interjeição: o | xen | te
Brasil, Nordeste. exprime espanto , surpresa , ou indagação
Sinônimo : gentes! ôxe pt. : : Da expressão "ó gente!".
<b>...</b> </span></span>
</div>
<div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm; text-indent: -0.17cm;">
<span style="font-family: Symbol;"><span style="font-size: x-small;"><span lang="pt-PT">·</span></span></span><a href="http://pt.wiktionary.org/wiki/vixi"><span style="color: blue;"><span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><b>vixi</b></span></span></span></span></a></div>
<div align="justify" class="western" lang="pt-PT" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm;">
<span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;">Sinônimos : <b>vixe</b>
Categoria:Interjeição (Português) Origem : A expressão tem origem
religiosa:" "Virgem Nossa Senhora" </span></span>
</div>
<div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm; text-indent: -0.17cm;">
<span style="font-family: Symbol;"><span style="font-size: x-small;"><span lang="pt-PT">·</span></span></span><a href="http://pt.wiktionary.org/wiki/maneiro"><span style="color: blue;"><span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;"><b>maneiro</b></span></span></span></a></div>
<div align="justify" class="western" lang="pt-PT" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm;">
<span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;">Adjetivo : (gíria) bom,
legal, <b>bacana</b>, algo de bom gosto: Meu cunhado é maneiro é
legal, ele é bom. Categoria:Adjetivo (Português <b>...</b> </span></span>
</div>
<div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm; text-indent: -0.17cm;">
<span style="font-family: Symbol;"><span style="font-size: x-small;"><span lang="pt-PT">·</span></span></span><a href="http://pt.wiktionary.org/wiki/z%C3%A9-man%C3%A9"><span style="color: blue;"><span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><b>zé-mané</b></span></span></span></span></a></div>
<div align="justify" class="western" lang="pt-PT" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm;">
<span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;">Substantivo: zé-<b>mané</b>.
pessoa sem importância. : : Derivado dos antropônimos José e
Manoel. Ver também No Wikcionário : zé-cuecas zé-da-véstia <b>...</b>
</span></span>
</div>
<div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm; text-indent: -0.17cm;">
<span style="font-family: Symbol;"><span style="font-size: x-small;"><span lang="pt-PT">·</span></span></span><a href="http://pt.wiktionary.org/wiki/balela"><span style="color: blue;"><span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><b>balela</b></span></span></span></span></a></div>
<div align="justify" class="western" lang="pt-PT" style="margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.17cm;">
<span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;">Substantivo: fs <b>balela</b>
| fp <b>balelas</b> ba | le | la falácia , sofisma , bobagem algo
sem sentido ou sem fundamentação racional Ver também No <b>...</b>
</span></span>
</div>
<div align="justify" class="western" lang="pt-PT" style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0.25cm;">
<span style="font-family: Comic Sans MS;"><span style="font-size: medium;">Esses verbetes são
muito comuns em nossa região e bastante disseminados entre o público
jovem, o que torna a comunicação mais fácil entre eles. O processo
de busca de significados das palavras foi prático pois o site é
organizado de maneira a facilitar o entendimento por parte
daqueles que o acessam. </span></span>
</div>
<div class="western" style="margin-bottom: 0cm;">
<br /></div>
<br />
<br />Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-23061194529333611242012-07-13T06:56:00.000-07:002012-07-13T06:56:04.398-07:00Atividade 2.7 – Execução do planejamento realizado
A atividade foi realizada no Laboratório de Informática da Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes localizada no município de Delmiro Gouveia - AL com a presença dos alunos do Ensino Médio, os quais foram bastante receptivos. Sob a coordenação das cursistas Lenilda, Mércia, Rosário e Roseane os alunos foram orientados na criação do blog http://preservandomeioambiente.blogspot.com, cujo objetivo é divulgar as ações desenvolvidas no Projeto “Minha Escola, Minha Cara”.
Os alunos demonstraram interesse e desenvoltura ao manusear os equipamentos, os quais se encontram em perfeita condições de uso.Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-45294045893270098432012-07-11T08:23:00.002-07:002012-07-11T08:23:22.665-07:00ATIVIDADE 2.10 - WIKIPEDIA
Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo e no idioma havaiano significa extremamente rápido.
Este software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.
Principais características
Uma Web Wiki permite que os documentos, sejam editados coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web. Dado que a grande maioria dos Wikis é baseada na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página em um wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se 'o wiki'.
Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas - geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis.
O que faz o "wiki" tão diferente das outras páginas da Internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam.. É possível corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade. Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos.
Página e Edição
Em wikis tradicionais, existem 3 (três) representações para cada página: o código HTML, a página resultante do código da sua edição pelo web browser, e o código-editado em HTML que o servidor produziu.
O raciocínio por detrás deste design é que o HTML, com sua enorme biblioteca de tags, dificulta uma edição mais rápida. Ele, às vezes, não pode usar toda a sua funcionalidade, como JavaScript e folhas de estilo, por causa da consistência da linguagem.
Em se tratando de editar que fica na página à direita, é possível editar artigos no preciso momento sem a necessidade de estar logado , com exceção das páginas semi-protegidas, em que apenas os usuários cadastrados têm permissão para editar o conteúdo, e das páginas protegidas, em que somente os administradores podem editar.
Observando o verbete HITLER percebemos a presença do cadeado e a ausência do verbete editar em virtude da edição ser permitida apenas para usuários cadastrados.Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-51742946256414511762012-07-11T08:22:00.002-07:002012-07-11T08:22:39.946-07:00Preservando o Meio Ambiente.
Justificativa:
Partindo da necessidade da preservação do meio ambiente e das ações antrópicas cujas conseqüências têm provocado a degradação ambiental, desenvolvemos um projeto voltado a sensibilização da comunidade escolar com ações que promovam mudanças de atitude, garantindo o bem estar de todos e das futuras gerações.
Objetivos:
• Identificar e classificar as formas de preservação do meio ambiente.
• Propagar as diversas maneiras de preservação ambiental.
• Sensibilizar sobre a importância da preservação para gerações futuras.
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio
Procedimentos:
• Pesquisa sobre o tema abordado nos sites de busca (Google,Terra,Wikipédia...).
• Criação de um Blog para inserir o texto elaborado com os elementos da pesquisa.
• Socialização dos trabalhos desenvolvidos com o tema em pauta.
• Criação de banners para exposição sobre o projeto desenvolvido na escola.
Avaliação:
A avaliação se dará a partir da análise das atividades desenvolvidas pelos alunos.Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-38966542126621432912011-08-05T18:39:00.000-07:002011-08-05T18:39:44.290-07:00A INSERÇÃO DAS TICs E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO<br />
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL<br />
PROINFO INTEGRADO<br />
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
PROJETO<br />
A INSERÇÃO DAS TICs E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
AUTORA: ROSEANE LOPES DE ARAÚJO<br />
PROFESSOR FORMADOR: DIRAN ARAÚJO<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
Secretaria Estadual de Educação - SEE/AL<br />
Diretoria de Educação a Distância e laboratório Tecnológico<br />
Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE - Maceió/AL<br />
Escola Estadual Watson de Gusmão – Polo<br />
<br />
<br />
<br />
DELMIRO GOUVEIA – AL<br />
2011<br />
<br />
<br />
INTRODUÇÃO<br />
<br />
<br />
O contexto social atual exige a inserção das TICs em diversos âmbitos da sociedade. A escola, desde as etapas iniciais deve contemplar esta exigência. Entretanto, para dar sentido à inserção das TICs nas instituições educativas, se deve passar por um processo de formulação de objetivos, preparação dos docentes e espaço adequado para implantação do laboratório. <br />
Para que ocorra de fato uma inovação não basta à presença de recursos tecnológicos ou alguns momentos de formação. Observando a escola Estadual Erenice Gomes de Lima, a qual iremos aplicar este projeto, nos permitiu identificar alguns fatores que podem ser essenciais para impulsionar a inovação ou restringi-la desde o ponto de vista docente através do uso das TICs., percebemos que não adianta ter o laboratório e outros equipamentos tecnológicos se não souber manusear. <br />
Dessa forma construímos este projeto a fim de oportunizar o corpo docente e discente o acesso as TICs, bem como o seu manuseio de forma adequada, através do conhecimento que irão adquirir no decorrer do projeto e posteriormente, pois a partir do conhecimento dos equipamentos e do manuseio dos mesmos, as pessoas poderão continuar utilizando estes recursos aplicando-os no dia-a-dia, nas atividades pedagógicas que serão desenvolvidas na escola.<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
JUSTIFICATIVA<br />
<br />
<br />
<br />
O uso das tecnologias de informação e comunicação tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos. Na conjuntura atual da sociedade fica difícil viver sem as praticidades criadas pelas diferentes aplicabilidades dos meios de comunicação, que facilita as relações sociais e possibilita a proliferação do conhecimento.<br />
Presentes em todas as áreas do convívio social, as TICs vem conquistando cada vez mais, seu espaço no campo da educação. De acordo com a história, outras tecnologias foram introduzidas no ensino formal, a exemplo da internet, da televisão, dos jornais impressos, e comprovadamente por estudiosos que se dedicaram a investigar a importância desses meios para promoção da educação. Pesquisadores constataram que as mídias, quando são introduzidas na escola como suporte para a aprendizagem, têm facilitado a vida de muitas pessoas, e por isto, as tecnologias da comunicação não poderiam ser ignoradas no sistema educacional.<br />
A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto social, permite articular a situação global e local, sem, contudo abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano escolar, comunitário e a construção da cidadania, com auxílio de profissionais capacitados na área tecnológica que se disponham acompanhar e orientar os alunos.<br />
Partindo dessa realidade, construímos este projeto, a fim de despertar o interesse na utilização das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) pela comunidade escolar, mostrando a importância e vantagens da utilização das tecnologias, como o Linux Educacional, transformando o laboratório de informática em um espaço democrático, utilizado de maneira dinâmica por professores e alunos.<br />
A maioria dos professores não conhece o programa Linux Educacional, fato que contribui para não utilização do laboratório de informática com os alunos de forma dinâmica e significativa, por este motivo nos propomos a apresentar e utilizar o Linux Educacional aos professores e alunos da Escola Est. Erenice Gomes de Lima, para que possam expandir o seu olhar para outros horizontes, incentivando os professores a participarem dos programas de formação continuada, para avançar no trabalho de integração entre mídias e conhecimento, propiciando as interconexões entre aprendizagem e construção de conhecimento, cognição e contexto, bem como o redimensionamento do papel da escola como uma organização produtora de conhecimento e formadora de cidadãos capazes de competir no mercado de trabalho.<br />
<br />
<br />
<br />
OBJETIVOS<br />
<br />
<br />
OBJETIVO GERAL<br />
<br />
<br />
• Utilizar as TICs (Tecnologia Informação e Comunicação) como ferramentas complementares na sala de aula e na abordagem de conteúdos, apresentando alternativas e propondo reflexões.<br />
<br />
<br />
<br />
OBJETIVOS ESPECÍFICOS<br />
<br />
• Incentivar o estudo, a pesquisa e a reflexão do uso critico, criativo e transformador das mídias no currículo escolar. <br />
• Utilizar as TICs, de forma dinâmica e criativa.<br />
• Identificar as diversas ferramentas que o Linux Educacional oferece na aprendizagem do conhecimento.<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
METODOLOGIA<br />
<br />
<br />
<br />
A metodologia será de caráter expositivo, utilizando-se em seu delineamento conversas informais, questionários e a utilização do laboratório de informática. O resultado é a constatação da necessidade das TICs nas escolas, utilizando como prática pedagógica o laboratório de informática.<br />
Teremos três encontros, o primeiro encontro será para fazer uma triagem a fim de identificar o conhecimento prévio dos professores em relação às TICs, realizaremos algumas discussões sobre o tema, iniciando com a seguinte pergunta: quais os pontos favoráveis e desfavoráveis na implantação das TICs na escola? Entre outras. Após a discussão iremos apresentar o laboratório com o objetivo de conhecermos os periféricos do computador, bem como os programas disponíveis no sistema operacional, mostrar as funções das janelas do desktop, iniciando dessa forma o manuseio Sistema Operacional Linux, Editor de Texto, Planilhas Eletrônicas, e criação de e-mails, conhecer o funcionamento de sites de busca como o “Google”.<br />
No segundo encontro, os professores irão manusear o editor de texto através da elaboração de textos, conhecendo as ferramentas necessárias para formatar o texto no Brofic, trabalhar com planilhas e como pesquisar na internet.<br />
<br />
No terceiro encontro os alunos juntamente com os professores estarão manuseando os computadores, conhecendo as partes da máquina, explorando a área de trabalho, utilizando jogos pedagógicos e janelas de acesso a pesquisa bibliográfica, entre outras. Salientamos que neste encontro os professores estarão orientando os alunos no manuseio da máquina.<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
RECURSOS NECESSÁRIOS<br />
<br />
<br />
<br />
• Laboratório de Informática;<br />
• Papel A4 e caneta esferográfica;<br />
• Data show;<br />
• Computador.<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
AVALIAÇÃO<br />
<br />
<br />
<br />
A avaliação acontecerá no decorrer da aplicação do projeto, através do desenvolvimento das atividades e do desempenho dos participantes.<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
CONCLUSÃO<br />
<br />
<br />
Vivemos em um mundo globalizado, que constantemente sofre mudanças em vários aspectos: tecnológicos, filosóficos, religiosos, políticos, culturais, entre outros. No aspecto tecnológico, essas mudanças têm provocado alterações, na realidade social, o que exige reformas no processo educacional. Dessa forma, os profissionais da educação precisam urgentemente de formação continuada, a fim utilizar as TICs para contribuir no processo de ensino e aprendizagem.<br />
A utilização dos recursos tecnológicos fazem parte do nosso cotidiano e devem ser utilizados para auxiliar na educação das crianças, inserindo-os na prática pedagógica das escolas, uma vez que as tecnologias vivem ao derredor dos alunos, proporcionando oportunidade de estarem conectados com os acontecimentos locais, regionais e mundiais, além de estarem à frente do conhecimento tecnológico em relação a alguns professores.<br />
Dessa forma se faz necessário, que alunos e professores conheçam e se familiarizem com o leque de informações que as TICs (Tecnologias da Informação e do Conhecimento) proporciona a toda comunidade escolar.<br />
Quanto ao feedback, não foi possível aplicar o projeto, ficando assim para um momento posterior, com a data a ser marcada com a direção da escola.<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
Repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim do Salto para o Futuro. TV escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2002. <br />
OLIVEIRA, R. de. Informática Educativa. 8. ed. Campinas – São Paulo: Papirus Editora, 2003.<br />
http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4061--Int.pdf .acessado em 05/08/2011.Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-27025804601514645922011-06-18T08:11:00.000-07:002011-06-18T08:11:20.225-07:00Dos sonhos aos ares<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/lak1jGQi_7M" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-61895947597938858392011-06-18T07:39:00.000-07:002011-06-18T07:39:01.195-07:00Tecnologias nas escolas<b>Educação</b> engloba os processos de <a href="http://ensinar%20e%20aprender/"><i>ensinar</i> e <i>aprender</i></a>. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7677473899299886100.post-70409954700202967002011-05-21T07:45:00.000-07:002011-05-21T07:45:38.714-07:00Criação do blog un. 3 do cursoHoje, dia 21 de maio de 2011, construimos pela primeira vez o blog.Roseanehttp://www.blogger.com/profile/12483521682752119600noreply@blogger.com0